Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Dora ballet é notícia!

E a escola Dora Ballet continua repercutindo na mídia, após demonstrar o resultado de muito esforço e talento nas duas apresentações do Ballet Don Quixote, em homengem aos 50 anos da escola.

Segue  a matéria publicada no site Frispit - o portal do Centro de Ciências da Comunicação da UCS.

http://www.frispit.com.br/site/?p=4556

50 anos de ballet



Sem fazer uso da comunicação verbal a dança consegue dizer muito ao seu público. É através da musica, dos gestos, expressões faciais e corporais que ela transmite diversas histórias e grandes lições para quem assiste. Dentre todas as danças, o balé clássico é a mais completa e que da uma maior base para quem dança.
Anna Liz Dos Santos Debetio tem 17 anos e está há 13 anos na escola Dora Ballet. Ela diz que a dança é como se fosse uma parte dela e faz com que se esqueça dos problemas. “É como se fosse uma terapia”, completa.
A escola Dora Ballet dedica-se na formação de bailarinos e bailarinas há 50 anos. Dora Resende Fabião, natural de Curitiba, iniciou seus estudos na Escola Belas Artes de Caxias do Sul. Com 16 anos, já era professora de balé no Colégio São José. Viajou para Rússia para aprimorar seus estudos frequentando o Teatro Bolshoi, Kirov e Royal Academy of Dancing, que durante 15 anos foi filiada da escola Dora Ballet em Caxias. Dora forma bailarinas que atuam profissionalmente dentro e fora do país e participa de concursos nacionais e internacionais regularmente revelando assim talentos para o mundo.


Este ano a escola recebeu o prêmio de Melhor Brasil Clássico no concurso III Brasil em Dança, em Porto Alegre. Dora também já foi homenageada pela Câmara Municipal de Caxias do Sul, em 2000, recebendo o título de Cidadã Caxiense, por sua contribuição para o crescimento da arte em Caxias do Sul. Em 1975 recebeu a Medalha do Centenário da Imigração Italiana, o Destaque Social do Estado e a Medalha “Al Pioneri Della Civilta Latina”. Ao completar 25 anos de carreira e dedicação à dança clássica, recebeu a medalha de prata “Monumento Nacional ao Imigrante” do então Prefeito de Caxias do Sul Victorio Trez.
Este ano a escola completa 50 anos, e para comemorar, dia 29 de Outubro, foi apresentado ao público em uma noite de gala o espetáculo Dom Quixote de La Mancha. A apresentação contou um elenco de 72 bailarinos (incluindo convidados), troca de cenários e figurino. Dia 11 de Novembro o espetáculo foi reapresentado para a reinauguração do Teatro Pedro Parenti, que ficou fechado por 6 meses para reformas.

Texto: Luísa Biondo
Foto: Sedenir Aristides

3 comentários: