Pesquisar este blog
quinta-feira, 3 de janeiro de 2013
O Ballet no Brasil - O Início
O Balé no Brasil surgiu depois da visita de famosas companhias internacionais, no começo do século, como a companhia de Diaghilev ,em 1913 e 1917, e a Companhia Pavlova, com Alexandre Volinine e seu corpo de baile, em 1917 e 1919. Maria Olenewa, ex-solista de Pavlova, veio ao Rio de Janeiro em 1921 e aqui ficou. Pretendia lançar as sementes do balé clássico no Brasil.
Em 1927, o crítico Mário Nunes propôs ao governo, a criação de uma escola de balé oficial, sem ônus para os cofres públicos. Ofereceram a Olenewa, uma sala vazia no Teatro Municipal, disponível durante algumas horas por dia. Com a venda de suas próprias jóias, Olenewa custeou as modestas instalações da escola pioneira. O ambiente era de indiferença, senão de hostilidade à arte coreográfica, com raras, porém entusiásticas, exceções. O esforço de lançar as bases de sua arte no Brasil, custou a Olenewa, entre muitas decepções, um tratamento de saúde de dois anos em hospital da Suíça. Mas o corpo de baile foi criado e oficializado em 1930 , o único até hoje, num país de quase 200 milhões de habitantes.
Mais tarde, foi contratado o coreógrafo e maitre-de-Ballet, Vaslav Veltchek, da Ópera-Comique e do Teatro Châtelet de Paris, que haveria de ser outro esteio da dança no Brasil. Em 1944, Tatiana Leskova deixou o balé do coronel Basil para ficar no Brasil. Em 1945 foi contratado Igor Schvezoff como Maitre-de-Ballet. No mesmo ano radicous-se no Brasil a grande dançarina Nina Verchinina que daria uma das decisivas contribuições didáticas à dança brasileira.
A revelação do balé moderno do após-guerra foi trazida ao Brasil em 1949 pelos Ballets des Champs-Elysées. Aqui ficou, como professor um de seus integrantes, Pierre Klimov. Em 1962, finalmente, foi chamado a trabalhar no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, o coreógrafo e Maitre-de-Ballet, William Dollar.
Rio de janeiro - O corpo de baile do Teatro Municipal do Rio de janeiro começou e se manteve com dificuldades. A escola de bailados do mesmo teatro, fundada por Olenewa, passou às mãos de Yuco Lindenberg, Magdala da Gama Oliveira e Madeleine Rosay. Era ministrado dança clássica, dança moderna e dança característica, além de algumas aulas teóricas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário